Prezados,
Tendo acontecido o I Encontro Nacional de Áudio-descrição em Estudo, agora partilho um pouco dele com vocês.
Abaixo seguem minhas palavras de abertura para o evento.
Boa leitura,
Francisco Lima
Palavras do professor Francisco Lima aos participantes do I Encontro de Áudio-descrição em Estudo (Enades 2015)
Senhora e senhores....
Quero expressar minha honra e satisfação de os ter presente, nesta noite de verão, 13 de Janeiro de 2015, aqui em Colatina ES, para o I Encontro Nacional de Áudio-descrição em Estudo. É com imensa emoção, satisfação e sentimento de agradecimento que dou as boas vindas a todos que nos acompanharão durante esta semana de estudos da áudio-descrição, assim aqui no AGIL Hotel, como no Plenotel, onde este Encontro se desenvolverá de hoje até sábado, dia 17.
Quero agradecer aos colaboradores, aos apoiadores e à todos vocês que aqui estão e farão o Enades 2015 por fazerem de um sonho de um indivíduo, a realidade, que é a expressão da vontade de todos vocês. Vontade que os moveram a estar aqui, a virem do Amapá, do Amazonas, da Bahia, do Rio Grande do Sul, de todo o Brasil, para estudar a áudio-descrição, para partilhar com todos suas experiências com a tradução visual e para juntar-se a todos no desejo por uma áudio-descrição mais abrangente de nossos concidadãos brasileiros de todo este territorial Brasil.
A áudio-descrição é uma forma de tradução daquilo que é visto pelas pessoas que enxergam, em palavras que serão lidas ou ouvidas pelas pessoas que são cegas ou têm baixa visão. A áudio-descrição é um recurso de tecnologia assistiva, uma ajuda técnica, na forma da Lei. A provisão da áudio-descrição ... é a expressão do respeito aos direitos humanos da pessoa com deficiência. A falta da áudio-descrição nos bens culturais, educacionais e de lazer, é a afronta à dignidade das pessoas com deficiência. E é para que as pessoas com deficiência não mais continuem sendo aviltadas de seus direitos constitucionais mais fundamentais: Direito ao tratamento isonômico, Direito à dignidade, Direito à igualdade de condições, e de oportunidades, Direito de acesso à informação, à cultura, à educação e ao lazer que estamos juntos, aqui em Colatina, para estudarmos a áudio-descrição e provermos uma acessibilidade comunicacional de qualidade, inclusiva e que não caminhe pelos trilhos da indústria da deficiência.
• Não perguntem o que a áudio-descrição pode fazer por vocês, mas o que vocês podem fazer para que a áudio-descrição esteja na casa de cada criança, jovem, adulto ou ancião com deficiência.
• Não perguntem quanto vocês podem ganhar com a provisão da áudio-descrição, mas o que podem receber, quando seu ato profissional colocar pessoas em pé de igualdade, quando eram preteridas meramente por serem pessoas com deficiência: o sorriso de uma criança não tem preço!
• Não perguntem o que o I Encontro de Áudio-descrição em Estudo (Enades 2015) pode fazer por você, mas o que juntos poderemos fazer para que a inclusão da pessoa com deficiência deixe de ser uma falácia nas vozes de certos políticos, gestores públicos e empresários inescrupulosos; que deixe de ser uma falácia nas ações de certos operadores do direito, da educação e da cultura... que deixe de ser uma letra morta na lei, para ser uma realidade em cada livro didático e paradidático; em cada filme na TV ou cinema; em cada peça no teatro; em cada exibição nos museus, nos espaços culturais e de lazer, para crianças com deficiência, para jovens com deficiência, para adultos e anciãos com deficiência!
O I Encontro Nacional de Áudio-descrição em Estudo tem como objetivo a disseminação do recurso da tradução visual, tem como alvo o estudo da áudio-descrição e tem como meta propiciar um espaço de partilha de saberes e de troca de conhecimento, não só a respeito da áudio-descrição em si, mas, também, da inclusão da pessoa com baixa visão ou cega, em particular e da pessoa com deficiência, em geral.
O I Encontro Nacional de Áudio-descrição em Estudo não é um evento feito por uns, para alguns. É um evento feito por vocês: um a um de vocês!
Estudantes da áudio-descrição, de profissionais da tradução visual, pessoas com e sem deficiência que estão imbuídos de um espírito fraterno e de luta pela inclusão cultural, educacional, comunicacional da pessoa com deficiência.
Que todos sejamos parceiros nestes dias; que todos possamos olhar o colega do lado e ver em que podemos juntos colaborarmos para fazer um evento de que cada um se orgulhe e que deseje dizer: Eu estive lá e ajudei a construir!
Este Encontro foi inicialmente idealizado pelo professor Francisco Lima, mas assim que ele teve o apoio, o assentimento dos colegas para dar curso à sua idealização, esta deixou de ser dele para ser de todos os que o apoiaram, como a Rosângela Gera, os colegas palestrantes e os parceiros apoiadores.
Este Encontro foi inicialmente idealizado pelo professor Francisco Lima e, por isso, é de sua responsabilidade. Quando vocês aderiram a ele, porém, o evento passou a ser da responsabilidade de todos, uma vez que cada um de vocês é que efetivamente vai fazer deste I Encontro Nacional de Áudio-descrição em Estudo um evento que é o melhor que vocês podem fazer.
Sejam nosso parceiros? Sejam nossos colaboradores, sejam bem-vindos ao Enades 2015!
Professor Francisco Lima
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 1959 leituras