Está aqui

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos. - blog de Céu

Nevrite retrobulbar

por Céu

Nevrite retrobulbar

A nevrite retrobulbar é a inflamação do segmento do nervo óptico localizado por trás do olho. Normalmente afecta só um olho.

Várias doenças podem causar inflamação e, em consequência, danificar a área. A causa é, frequentemente, a esclerose múltipla. Porém, muitas outras doenças podem também provocar nevrite retrobulbar. Por vezes, torna-se impossível descobrir a causa.

A nevrite retrobulbar provoca rapidamente uma perda de visão e, além disso, dor ao mover o olho. O exame com um oftalmoscópio revela alterações subtis ou então nenhuma alteração no segmento do nervo óptico da parte posterior do olho, que é visível com este instrumento.

Aproximadamente metade dos episódios de nevrite retrobulbar melhoram sem tratamento, em geral em 2 a 8 semanas. No entanto, por vezes persiste a falta de nitidez no centro do campo visual e também podem ocorrer recaídas, em especial quando a causa é a esclerose múltipla. Cada recaída pode piorar a perda de visão. O nervo óptico pode ficar danificado para sempre e, em casos muito raros, os ataques repetidos conduzem à cegueira total. O tratamento depende da causa e pode incluir corticosteróides. Às vezes, não se indica nenhum tratamento.