Huambo - Setenta e três casos de oncocercose, doença vulgarmente conhecida por cegueira dos rios, foram diagnosticados recentemente na província do Huambo, durante a campanha de mapeamento das doenças tropicais negligenciadas.
Ao anunciar o facto hoje, quinta-feira, o chefe do departamento da Saúde Pública, Almeida Chitungo, disse que a campanha, que decorreu em finais de Julho, confirmou a existência de várias localidades propensas para a propagação da doença.
Sem entrar em detalhes, o responsável informou que os resultados alcançados pelos técnicos da Direcção Nacional da Saúde Pública e por médicos de países africanos que também se debatem com a doença, obrigam a tomada de medidas urgentes, para combater a oncocercose, uma das doenças tropicais negligenciadas.
Disse que as localidades próximas dos rios são as mais vulneráveis ao contágio, referindo que os sintomas desta doença manifestam-se depois de um período de incubação de um mês, criando problemas nos olhos das pessoas infectadas, até atingir a cegueira.
Almeida Chitungo apontou o uso de roupas que cobrem a maior parte da pele, assim como repelentes de insectos e redes como algumas formas de prevenção da oncocercose, que é a 2ª principal infecciosa causa de cegueira no mundo.
Fonte:
http://www.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/saude/2015/7/32/Huamb...
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 1445 leituras